sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Atividade 4 - Autêntico e verídico?

Olá, gente!

Esta atividade se refere à autenticidade e veracidade de documentos. 

Nossa colega arquivista, Daniella Larcher, bastante experiente no campo de reconhecer a autenticidade em documentos bancários, publicou o texto no blog do professor André chamado de "Analise de documentos em um contexto bancário", o qual percebemos a importância da Diplomática na realidade bancária na medida em que fraudes documentais podem trazer custos que podem levar bancos à falência.

Dessa forma, o desafio que propomos envolve um documento bastante presente no nosso dia-a-dia nas nossas relações com os bancos: o comprovante de transação bancária, porém com um detalhe especial! PRODUZIDO DIGITALMENTE. 


DESAFIO:

O nosso colaborador  Erick está com problemas com a sua operadora de TV à cabo, pois a operadora não identificou os três últimos pagamentos, que são realizados em débito automático, e enviaram uma carta informando que teve seu nome incluído na lista de devedores ativos. Porém, ele percebeu que, ao verificar sua conta, essa cobrança foi feita indevidamente, pois foram realizados os pagamentos em sua conta. Então, ele gerou um Comprovante de Transação Bancária.

Ao receber o comprovante, a operadora de TV à cabo, decidiu verificar, junto ao Banco, a autenticidade e a veracidade desse documento gerado digitalmente. Ajude a equipe de verificação de processos a identificar se esse documento é autêntico e verídico. Mostre-os o que foi feito para realizar essa verificação. 

Acesse o comprovante aqui!


Um comentário:

  1. Parece autentico. mas não identifica a operadora/convenio de débito. Diz "serviços" seria necessário cruzar dados do convenio de debito e repasse à operadora pra conferir as informações. No caso, já que houve o débito a informação seria veridica. porém se não houve repasse do dinheiro à operadora passa a não ser. Uma coisa é debitar o dinheiro da conta, outra é pagar a obrigação atraves da transferencia. Então o comprovante é um comprovante, até que se prove o contrário, de débito, e não de pagamento - já que a operadora alega não ter recebido os valores. Cabe ao banco conferir o repasse do valor, e à processadora verificar se o repasse foi efetuado corretamente. Provavelmente o número de identificação que é igual em todos os pagamentos seja o numero de identificação do cliente - o que pode ser verificado na fatura, por exemplo. Faltam dados de conferencia, já que se trata de um problema contábil de repasse de verba. O comprovante, sozinho e sem levar em conta o processo por tras dele, me parece veridico.

    ResponderExcluir