terça-feira, 22 de setembro de 2015

Documento Misterioso


Saudações prevenidos, a atividade dessa semana é sobre um documento misterioso, um papel todo furadinho que contém informações. Segundo a dica do nosso professor André, o documento é o avô do pen drive. Sendo assim realizamos pesquisas e descobrimos que o documento é uma ficha de biblioteca, um cartão perfurado, que foi um percursor do armazenamento digital que possuímos hoje, vamos lá!

Esta é uma ficha de biblioteca, um cartão perfurado, que é um tipo de armazenamento que continha dados pela sobra ou falta de furos de acordo com suas posições. Foi criado por volta de 1725. A IBM começou a expandir o cartão nos anos 50, onde os furos podiam ser feitos manualmente e cada um podia armazenar suas informações de acordo com o desejado. O cartão perfurado foi muito utilizado no século XX, onde os computadores eram gigantes, e foi a forma compacta mais viável de armazenar dados encontrada na época.
Curiosidade: Segundo a Wikipédia,uma informação não confirmada é que o cartão tinha o mesmo tamanho da nota de um Dólar, podendo assim ser carregado em carteiras.
  
Enfim, vamos ao que interessa, a nossa atividade:

1)Nome da espécie documental? Mídia/dispositivo de armazenamento.
2)Ela é autentica? Sim.
3)Quais são os sinais de validação? Furos que contém informações codificadas, o mesmo formato geométrico dos outros produzidos na época, além do nome da marca registrado no documento e um numero que supomos que possa ser um registro que são IBM 5181 12-71, os números 0145, que pode ter sido feito para o controle, informações transcritas neles como: Deposito legal; bibliografia nacional;controle bibliográfico e direito do autor.
  • Esta imagem contém os registros IBM 5181 12-71 :


  • O número 0145 que pode ter sido feito por alguém para controle:

  • Informações transcritas DEPÓSITO LEGAL; BIBLIOGRAFIA NACIONAL; CONTROLE BIBLIOGRÁFICO e DIREITO DO AUTOR.

4) Qual o formato? Cartão perfurado

5)É um documento de arquivo ? Sim, aparentemente do professor André, pois houve preocupação na entrega e na devolução dos mesmos, provando assim que há um valor, ou então foram pegos por empréstimo de alguma organização e/ou fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário