sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Prévia do grande dia \o/

 
Enfim estamos chegando ao grande dia da nossa “Oficina” que depois de muito trabalho e dedicação está saindo do forno.
E então? Sobre o que falaremos durante a nossa Oficina? Vamos lá... Abordaremos de forma sucinta e direta os conceitos ligados à arquivologia importantes para um bom entendimento do que é Diplomática e Tipologia, o contexto em que o nosso documento está inserido no arquivo permanente e analisaremos sua embalagem para que possamos identificar os sinais de autenticidade e veracidade que o cercam para que todos saibam identificar um possível preservativo falso. Nossos recursos visuais serão o banner, impressos sobre diversos tipos de preservativos e cartazes informativos espalhados no nosso stand.
Mas afinal o que o nosso documento o preservativo tem a ver com arquivologia?
Um documento é qualquer registro de informações, independentemente do formato ou suporte utilizado para registrá-las e documento arquivístico é a informação registrada, independente da forma ou do suporte, produzida ou recebida no decorrer das atividades de uma instituição ou pessoa, dotada de organicidade, que possui elementos constitutivos suficientes para servir de prova dessas atividades.
Há vários casos em que a embalagem ou até mesmo o preservativo embalado poderá ser um documento de arquivo, para isso devemos analisar o produtor do documento e o contexto em que o documento está inserido, tudo isso através da análise diplomática que prova sua autenticidade... que saber mais?? Não percam a nossa oficina pois teremos informação de qualidade, sorteio, brindes... aparece lá então!!
Data da Oficina: 06/11/2015
Local: Ceubinho (ICC Norte - UnB)
Horário: À partir das 19 Horas

Contamos com vcs!!

Parada para um cartão postal!!



Olá galera, então estamos quase lá heim? Nossa oficina está a todo vapor daqui a pouco sai do forno, enquanto isso as aulas continuam super cheias de informações a absorver. Já entendemos então que a diplomática e tipologia são a forma de conhecer intrínseca e extrinsecamente uma unidade documental, para que conheçamos a gênese documental e entendamos o documento desde o seu nascimento até compreender, por que e como, ele é estruturado no momento de sua produção.

Durante a última aula (16/10) vimos as dificuldades em determinar se um documento é de arquivo ou não principalmente quando existe ausência de contexto e de espécies bem definidas.

Um documento de arquivo segundo o Conselho Nacional de Arquivos, é  um “conjunto constituído por um suporte e pela informação que ele contém”, sim mas é uma definição bastante genérica já que os registros documentais representam um tipo de conhecimento único, como citado pelo Professor André durante a aula: “Para ser documento de arquivo é necessário estar ligado administrativamente ao produtor e ser guardado como prova da atividade que o gerou.”

O professor André nos entregou então um cartão postal, para que fizéssemos uma análise, então percebemos que privilegiando o caráter contextual e discutindo ideias com o professor chegamos a seguinte análise durante a aula:


Espécie: Cartão postal publicitário

Formato: Cartão frente e verso

Gênero: Imagético, textual, publicitário

Forma: Original

Sinais de validação: Logo do emissor, informações como endereço do produtor e do projeto a que a publicidade se refere

Análise de Conteúdo: possui uma foto na face frontal, e local para postagem e texto no verso divido com informações.

Função: auxiliar a aula do professor.

É autêntico: sim

É verídico: Sim

Contexto ou Fundo: Professor André

É documento de Arquivo: Não, por que não tem função arquivística, serve para dar aula e é instrumento de apoio, mas não é documento de prova.



Entendemos através de tais interpelações a importância de se estabelecer uma ordem para a análise, o que virá primeiro e o que virá depois, e fomos levados a pensar até que ponto o documento serve como prova. Para Duranti “os documentos são autênticos porquê são criados tendo-se em mente a necessidade de agir através deles, são mantidos como garantias para futuras ações ou para informação. (...) Sendo assim os documentos são autênticos porquê são criados, mantidos e conservados sob custódia de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados” isso nos leva a entender que mesmo documentos criados à margem desses procedimentos podem ser autênticos mas não ser documento de prova, assim como o cartão postal, ele não é documento de arquivo, e só foi utilizado pelo professor para auxiliar a aula, isso não significa que ele necessariamente será guardado como prova da aula, mas continua a ser autêntico e verídico.

É importante lembrar que um documento em sua individualidade não é testemunho completo de um ato ou ação que o criou, pois é a relação que ele estabelece com outros documentos e com a atividade da qual ele é resultado que lhe atribui significado e capacidade comprobatória.

A dificuldade em entender se um documento é de arquivo ou não está no fato de que devemos saber diferenciar análise de conteúdo da análise de função do documento, há a necessidade de pensar nas condições sob as quais o documento foi produzido, quem o criou, onde e quando isso se deu, porquê foi produzido para que possamos chegar a seguinte pergunta: o que o documento pretende provar? É o contexto de produção que permite a compreensão da informação contida no documento e portanto suas definições.


“Em uma época onde o progresso tecnológico nos projetou na era da informação, deve atravessara parede do formato – documento – para ir na direção do conteúdo, a informação” Rousseau e Couture (1998)


Fontes: SANTOS, Vanderlei B. dos S.; INNARELLI, Humberto C.; SOUSA, Renato T. B. de; Arquivística temas contemporâneos. 3° Ed, Distrito Federal, SENAC, 2009.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

ENTRANDO NA DANÇA!

Boa noite!

A atividade em sala foi revisar o blog DançArq


1 - Quais são os principais pontos aproveitáveis do blog em questão? Justifique.

De forma geral, o blog tem uma aparência limpa e graciosa. Com temas importantes, embasados e bem escritos, o blog consegue levar a informação necessária através de um tema popular e diferenciado, a dança.

2 - Como está o blog no referente à sua usabilidade e adequação com as disciplinas de DTD e Permanente?

O blog nos parece bem informativo no que se refere às matérias DTD e Permanente, pois mesmo com a variedade do assunto, é perceptível o esforço das integrantes ao tentar enquadrar as teorias da matéria Permanente aos conceitos e conteúdos de DTD.

3 - O blog está mantendo essa mesma usabilidade e adequação no que se refere ao tema escolhido? Comente.

É notória a diferença entre as primeiras postagens e as ultimas, podemos perceber que o blog está se desenvolvendo melhor nos temas a cada dia, mesmo assim o grupo nunca chegou a fugir do tema escolhido.

4 - Como está a abordagem do blog caso o público "leigo de arquivo" o visita-se?

A um público leigo, o tema aparenta ser difícil, mas é só começar a ler que logo o blog começa a fazer sentido pois não é um tema muito abordável.

5 - Deixe um comentário feedback geral para o Blog visitado.


O blog está bonito e variado, apesar de ser um tema difícil de ser aplicado nas matérias em questão, as meninas estão conseguindo desenvolver bem o assunto, é sempre necessário observar bem os temas e as atividades em função do nível de dificuldade empregada, mas de um modo geral o blog está fluindo muito bem.

Visita? Entre que a casa é nossa!!


 Link

Receber visitas é nossa prioridade e fazer com que a visita sinta-se em casa é nosso objetivo, como bons prevenidos que somos arrumamos a casa que está de cara nova e conteúdo atualizado para melhor atingir nosso objetivo, então vem com a gente dar uma olhada e curtir a casa, ops o Blog, que tá lindo!

Atividade do Bizagi

Olá !!!

Como essa atividade foi proposta e estamos dando uma arrumadinha no nosso blog, decidimos postar a atividade mesmo depois do prazo final. Afinal, estamos aqui para aprender e dar o nosso melhor!!! Depois da aula do professor Luiz, fizemos um fluxograma relacionado a fabricação do preservativo masculino. Nós entendemos que conseguimos relacionar os preservativos a um arquivo permanente para demonstrar que de tempos em tempos a sua fabricação evolui em diversos aspectos, levando em consideração, principalmente, a sua segurança para proteção da nossa vida sexual. 


preservativo masculino! 

Atividade - Analisando os Blogs amigos


Blog: Arquivo de som
Esse post o resultado da proposta da disciplina de desenvolver oficinas sobre determinado tema de acordo com a visão arquivística e diplomática. O tema escolhido pelo grupo foi “Acervos musicais”.
A temática escolhida foi muito interessante, pois apresenta formas de organização de nossos acervos musicais e a criação do fluxo documental da banda que um os componentes do grupo participa. Além disso, apresenta uma proposta de um Plano de Classificação para a banda, aplicando de forma esclarecedora a metodologia arquivística em documentos não-convencionais.

Blog: Arquivo secreto
A ditadura militar foi um período bastante marcado na história política e social brasileira. Por conta disso, a temática escolhida e a abordagem foram muito boas ao utilizar para retratar a importância da análise diplomática quanto à autenticidade e veracidade dos documentos gerados nesse período frágil o qual a informação era restrita e muitas vezes manipulada.

Blog:Diplomática e tipologia no DEX-DTDEX:

O post é relacionado à execução de uma atividade da disciplina que teriam que realizar uma investigação documental no acervo do CEDOC. As análises me pareceram completas, umas mais descritivas outras menos. Acredito que poderiam realizar uma descrição sobre o próprio CEDOC, como suas funções e atividades, além de sua contextualização dentro da Universidade. 

Erick Souza - 13/0108944

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Diversidade de Tipologias


    Saudações queridos visitantes, a atividade desta semana consiste em escolher um modelo de análise que mais se aplica aos documentos trabalhados pelo nosso grupo, para isso o professor nos deu como base o texto sobre modelos de análises tipológicas de Mariano García Ruipérez, para que percebêssemos as diversidades de análises propostas, são modelos completos se pensarmos que pode ser aplicado de acordo com a necessidade do usuário e foi proposto de acordo com a necessidade do seu criador, porém os modelos são falhos, pois em alguns há itens demais ou repetidos por representarem quase a mesma função, e sentimos falta de alguns pontos que poderiam representar melhor nosso documento e apresentar uma boa análise. Enfim, sendo assim escolhemos o modelo de Madrid por que acreditamos que é o que melhor se aplica aos documentos trabalhados por nosso grupo, esse modelo é muito citado por outros autores que fazem adaptações de acordo com a sua necessidade, fizemos uma análise de acordo com o modelo de Madrid do nosso documento alvo do blog que é o preservativo, buscamos adequar da melhor forma à proposta do professor.
Como exemplo utilizaremos o Preservativo da marca OLLA:



Modelo de “Madrid”

1. Tipo Documental Denominação: Preservativo 
  1.1. Definição: Produto confeccionado em látex de borracha, fornecido em embalagem de consumo, Tem como finalidade auxiliar na prevenção da concepção, da transmissão do HIV e de outros germes responsáveis por doenças sexualmente transmissíveis e impedir a passagem do sêmen. 
  1.2. Código: Não possui, mas quando possuir será o da série que corresponde ao tipo no plano de classificação da série dentro do fundo ou classe maior. 
  1.3. Caracteres externos: 
     1.3.1. Classe: Textual 
     1.3.2. Suporte: Látex 
     1.3.3. Formato: Embalagem Plástica 
     1.3.4. Forma: Original Múltiplo 
     1.3.5. Língua: Português 
     1.3.6. Letra: De fôrma Impressa 

2. Entidade produtora: Fabricante do preservativo
3. Legislação: A que corresponder à Empresa. 
4. Trâmite: Confecção, testes de qualidade, Empacotamento, autorizações de comercialização, distribuição. 
5. Documentos que compõem o expediente: Atendimento às Resolução da Diretoria Colegiada nº 3, Portaria Inmetro nº 02/99, Portaria Inmetro nº 50/2002 E Portaria Conjunta nº 1. 
6. Ordenação da Série: Por lotes de fabricação. 
7. Conteúdo:
    7.1. Pessoas: Fabricante
    7.2. Lugares: Brasil 
    7.3. datas: Data de fabricação indicada na embalagem 
    7.4. Assuntos: Instruções de uso e conservação. 
8. Vigência administrativa: 3 a 5 anos (Validade).
9. Expurgo: Venda ao Comércio 
10. Acesso: Livre ao Consumidor.