terça-feira, 6 de outubro de 2015

Análise dos Blogs Amigos - Viviane Cruz

Então pessoal, a atividade da vez consiste em visitar blogs Amigos de turmas anteriores escolher uma postagem de 3 deles e comentar sua relevância... Então vamos lá!!!

Blog: Investigação Arquivística 01/2015
Postagem: O Valor Secundário

Postagem de grande importância para o estudo da arquivologia porquê aborda o valor secundário dos documentos, que se refere-se à possibilidade de uso dos documentos para fins diferentes daqueles para os quais foram originalmente criados, quando ele passa a ser considerado fonte de pesquisa e informação para terceiros e para a própria administração. O documento, após perder seu valor administrativo, pode ou não adquirir valor histórico, e uma vez tendo-o adquirido, este se torna definitivo não podendo jamais ser eliminado. Na prática, nem todos os documentos apresentarão esse valor secundário que é definitivo, ou seja, uma vez considerado histórico, o documento será guardado em caráter permanente. É importantíssimo que o arquivista identifique e saiba tratar de maneira correta tais documentos.

Blog: Arquivos Jurídicos 01/2015
Postagem: Conciliando as Disciplinas

O blog abordou neste post o artigo - “Arquivos Pessoais e as fronteiras da Arquivologia” de André Porto Ancona Lopez, que fala sobre arquivos pessoais e sua importância, informação de grande importância arquivística porquê os arquivos pessoais são valiosas fontes de pesquisa, não só pela especificidade dos tipos documentais que os caracterizam, mas também pela possibilidade que oferecem de complementar informações constantes de arquivos de natureza pública por exemplo. Hoje tem crescido muito as pesquisas nas áreas de história da vida privada e história do cotidiano, assim como o interesse cada vez mais crescente pelas análises de tipo biográfico pois têm aumentado a procura por este tipo de fonte, o que chama nossa atenção para a relevância de sua preservação, organização e disponibilização à consulta pública. Arquivos pessoais são famosos por salvar vidas e solucionar crimes na nossa história,são patrimônio documental e cultural e é preciso valorizá-los tendo em vista que hoje as massas documentais acumuladas também possuem muita documentação pessoal, que muitas vezes é descartada de forma errônea.

Blog: Arquivoraz 02/2014
Postagem: Profissões do Futuro: arquivista organiza e dá vida para a informação.
Postagem linda sobre nossa profissão de Arquivista, o blog aborda o Arquivista como aquele que dá vida e organiza a informação, a postagem é pequena e sem muita informação, mas nos leva a pensar sobre algo muito importante: “O fim da existência do papel!”, sempre que falo para alguém que curso arquivologia, logo vem as perguntas: “Mexe” com o quê? Nossa mas e se o papel deixar de ser utilizado você não acha que os arquivos acabarão? Mas é claro que não acredito nisso, a era digital trouxe mais papeis impressos, somos a profissão do futuro sim e é importantíssimo para arquivística abordar e viver essa prática de valorização da profissão, afinal como a postagem afirma o arquivista constrói história e dá vida à informação.

 Viviane Cruz - 13/0155098

Um comentário:

  1. O link correto do post sobre a profissão, do grupo "Arquivoraz" é http://arquivoraz.blogspot.com.br/2014/11/profissoes-do-futuro-arquivista.html

    ResponderExcluir